sábado, 7 de agosto de 2010

Educação na Grécia


As meninas não recebiam qualquer educação formal, mas aprendiam os ofícios domésticos e os trabalhos manuais com as mães. Principal objetivo da educação grega era preparar o menino para ser um bom cidadão. Os gregos antigos não contavam com uma educação técnica para preparar os estudantes para uma profissão ou negócio.
Em Esparta a educação era organizada em modos militares e dava-se ênfase à educação física. Os meninos viviam em casernas dos 7 anos aos 30 anos e sua educação incluía intermináveis exercícios de ginástica e atletismo. Os professores surravam os alunos, às vezes, seriamente, a fim de reforçar a disciplina. Os espartanos alcançavam a maturidade em ótimas condições físicas mas em geral eram ignorantes; somente alguns sabiam ler e escrever.
A educação em Atenas contrastava acentuadamente com àquela que era adotada em Esparta. Eles acreditavam que sua cidade-estado tornar-se-ia a mais forte se cada menino desenvolvesse integralmente as suas melhores aptidões individuais. O governo não controlava os alunos e as escolas. Um garoto ateniense entrava na escola aos 6 anos e ficava confiado a um pedagogo. Ele estudava aritmética, literatura, música escrita e educação física; além disso decorava muitos poemas e aprendia a tomar parte nos cortejos públicos e religiosos. Os meninos tinham feriados apenas nos dias de festas religiosas. O governo recrutava para treinamento militar durante 24 meses, todos os jovens quando atingiam a idade de 18 anos.

                                      fonte; http://members.tripod.com/~everton_herzer/grecia.htm

conclusão;
  A educação na Grécia era somente para os homens, as mulheres só aprendiam a fazer tarefas domésticas e trabalhos manuais com as mães. Os homens estudavam desde o tempo de criança até a fase adulta,  os professores batiam nos alunos para que houvesse mais disciplina.
Eu fico pensando, será que não era por isso que o homem grego tratava a mulher como um animal ou um objeto em que se escolhia quem iria seria o dono?
Por favor de o seu comentário pois ele será muito importante para que haja um dialogo e que um texto como esse não fique tão monótono.
                 Obrigado!

2 comentários:

  1. Jefferson, cada artigo que você pesquisou deveria ser de duas fontes diferentes.
    Há um pequeno problema, em sua pesquisa está descrita uma versão da educação em Esparta. Em sua pesquisa não aparece, mas conta uma versão histórica, que era em Esparta que as mulheres tinham mais participação, diferentemente de Atenas. Portanto, não há necessariamente uma relação dos mas tratos escolares com a situação feminina na sociedade.
    Esta unidade de pesquisa vale 2,0. Você obteve, com todas as postagens feitas até agora 1,0.

    ResponderExcluir
  2. Você não alterou, portanto o conceito 1,0 está mantido.

    ResponderExcluir