sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Linha do tempo - aliança com a religião (Igreja Cristã) e Estado

  

33 E.C. -  Jesus foi morto pelo exército Romano por bater de frente com os romanos e não acatar a ordem de adorar aos deuses deles. Eles faziam o mesmo com todos aqueles que seguiam a Jesus.

312 E.C. - Percebendo que a religião estava tendo uma grande força, o imperador Constantino I resolveu usá-la politicamente para fortalecer seu próprio poder e enfrentar a decadência romana.
Constantino proclamou em 313 o Édito de Milão, lei que garantia liberdade para cultuar qualquer deus, o que seria fundamental para a futura conversão total do império à religião.

392 E.C. - O cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano no ano 380 por ordem do imperador Teodósio I, que tomou a medida numa lei conhecida como Édito de Tessalônica.

476 E.C. - A queda do Império Romano foi o fim do Império Romano do Ocidente, que aconteceu com a tomada de Roma pelos hérulos. A queda do Império Romano do Ocidente foi causada por uma série de fatores, entre os quais as invasões bárbaras que causaram a derrubada final do Estado.

495 E.C. - Clóvis derrotou os alamanos, e neste momento se converteu ao cristianismo, pois grande parte da população de Gália era cristã, e por isso acreditava que a sua conversão seria uma importante para sua carreira política. Portanto, a Igreja se aliou ao aumento do poder de Clóvis.

751 E.C. - Em 751, Pepino foi proclamado rei dos francos em Soissons, após internar o último Merovíngio, tendo o apoio papal. Pepino foi coroado pelo papa Estêvão II. E em agradecimento ao apoio que recebeu, Pepino cedeu à Igreja as terras que ele tomou dos lombardos durante à viajem à Itália contra esse grupo que ameaçava atacar a Roma e o Papado.


800 E.C. - O cristianismo se espalhou e a Igreja estendeu sua área de influência graças as conquistas de Carlos Magno. Como forma de agradecimento, em Dezembro de 800 o papa Leão III coroou o monarca como o imperador dos romanos, fazendo assim renascer o Império Romano do Ocidente, extinto desde 476, que agora ficara conhecido como Império Carolíngio.

desculpe mas na hora de postar a linha do tempo não saiu muito bem!
Fontes;
http://jesuscristodenazare.com/por-que-jesus-foi-um-grande-rebelde-e-os-que-se-dizem-seus-seguidores-tem-alergia-a-rebeldia
http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_286205.shtml
http://www.colegioweb.com.br/historia/o-reino-franco-e-o-imperio-carolingio.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Queda_do_Imp%C3%A9rio_Romano
Aula de história E.E. Profº Aberto Conte. Prof.Vitor-história