sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Linha do tempo - aliança com a religião (Igreja Cristã) e Estado

  

33 E.C. -  Jesus foi morto pelo exército Romano por bater de frente com os romanos e não acatar a ordem de adorar aos deuses deles. Eles faziam o mesmo com todos aqueles que seguiam a Jesus.

312 E.C. - Percebendo que a religião estava tendo uma grande força, o imperador Constantino I resolveu usá-la politicamente para fortalecer seu próprio poder e enfrentar a decadência romana.
Constantino proclamou em 313 o Édito de Milão, lei que garantia liberdade para cultuar qualquer deus, o que seria fundamental para a futura conversão total do império à religião.

392 E.C. - O cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano no ano 380 por ordem do imperador Teodósio I, que tomou a medida numa lei conhecida como Édito de Tessalônica.

476 E.C. - A queda do Império Romano foi o fim do Império Romano do Ocidente, que aconteceu com a tomada de Roma pelos hérulos. A queda do Império Romano do Ocidente foi causada por uma série de fatores, entre os quais as invasões bárbaras que causaram a derrubada final do Estado.

495 E.C. - Clóvis derrotou os alamanos, e neste momento se converteu ao cristianismo, pois grande parte da população de Gália era cristã, e por isso acreditava que a sua conversão seria uma importante para sua carreira política. Portanto, a Igreja se aliou ao aumento do poder de Clóvis.

751 E.C. - Em 751, Pepino foi proclamado rei dos francos em Soissons, após internar o último Merovíngio, tendo o apoio papal. Pepino foi coroado pelo papa Estêvão II. E em agradecimento ao apoio que recebeu, Pepino cedeu à Igreja as terras que ele tomou dos lombardos durante à viajem à Itália contra esse grupo que ameaçava atacar a Roma e o Papado.


800 E.C. - O cristianismo se espalhou e a Igreja estendeu sua área de influência graças as conquistas de Carlos Magno. Como forma de agradecimento, em Dezembro de 800 o papa Leão III coroou o monarca como o imperador dos romanos, fazendo assim renascer o Império Romano do Ocidente, extinto desde 476, que agora ficara conhecido como Império Carolíngio.

desculpe mas na hora de postar a linha do tempo não saiu muito bem!
Fontes;
http://jesuscristodenazare.com/por-que-jesus-foi-um-grande-rebelde-e-os-que-se-dizem-seus-seguidores-tem-alergia-a-rebeldia
http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_286205.shtml
http://www.colegioweb.com.br/historia/o-reino-franco-e-o-imperio-carolingio.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Queda_do_Imp%C3%A9rio_Romano
Aula de história E.E. Profº Aberto Conte. Prof.Vitor-história

3 comentários:

  1. Com relação à linha do tempo, você pode procurar uma outra maneira de postá-la, ou por scnanner ou fazê-la no word ou no Paint e postar como imagem. Você popde tentar fzer isso ainda.
    Ficou legal Jefferson.
    Esta postagem refere-se ao 4º tema: "A conversão do Imperador e a ligação entre governo e religião". Você não postou nada referente ao 3º Tema:
    "Migrações bárbaros no Império Romano".
    Um pequeno reparo na bibliografia, cite na aula de História EE Prof. Alberto Conte que foi aula do Prof. Vitor, por favor, né.
    Seu conceito nesta atividade é 1,5.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Jefferson, não deu certo. Parece que você fez no word e colou. Talvez pelo paint. Na próxima vez tente de outra forma.

    ResponderExcluir