terça-feira, 28 de setembro de 2010

"Migrações do povo bárbaro no Império Romano".


Roma- monarquia, república e império
 

Monarquia; (753a.C.-509a.C.)Talvez tenha sido a primeira forma de governo de Roma durante o período em que o rei governava, ele acumulava funções jurídicas, executivas e religiosas, que eram limitadas pela área legislativa já que o senado tinha o direito de proibir ou não a lei do rei. No final do século VIIa.C. Roma conheceu o período de domínio etrusco, que coincidiu com o começo do aumento de comércios.



República; (509a.C.-27a.C.)O período republicano teve inicio a partir do fim da monarquia. Nesse período o maior governo era o senado que para Roma representa  uma época de conquistas e expansão, inicialmente o senado foi composto pelos patrícios e os pebleus eram maioria na população. A decadência política, social e económica, fez com que o povo plebeu entrasse em conflito com os patrícios, essa luta durou cerca de 200 anos. Apesar disso, os romanos conseguiram conquistar quase toda a Península Itálica e logo em seguida foram para o Mediterrâneo.




Império; (27a.C.-476d.C.) em 27a.C. Otávio se tornou o primeiro imperador de Roma, Suas primeiras medidas tinham por finalidade reestruturar a administração do novo Estado Imperial: restringiu as funções do Senado com isso criou as prefeituras, melhorou as formas de cobranças de impostos; criou a guarda pretoriana com a função de garantir a proteção do imperador. Na economia, Otávio incentivou a produção e protegeu as rotas comerciais. Empreendeu a construção de várias obras públicas, o que gerou muitos empregos aos plebeus.
Em 476d.C. ouve o fim império romano do ocidente que foi tomada pelos hérulos porém a parte oriental de Roma continuou a existir por mais 1453 anos.




Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Romana
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Roma
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Romano
http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/romarepublica.htm
Aula de historia E.E. Profº Alberto Conte-pelo Profº Vitor


como se pode conhecer o mundo romano


Para conhecer o mundo romano na Antiguidade temos diversos utensílios, que dizem como os romanos comiam, bebiam. Mas a grande fonte para o conhecimento dos romanos da época é a escrita. Os romanos escreviam tudo, comédias, filosofia, discursos, poesias e histórias. Os escritos romanos são conhecidos até hoje porque foram copiados pela Igreja Católica na idade média. Outra grande forma de conhecer o mundo romano é pelos idiomas gerados pelo latim, como: o francês, o italiano, o português etc.
Os romanos já receberam o nome de “o mundo da escrita”, por ser tão importante. Costumavam-se escrever não apenas livros, cartas e documentos burocráticos, em materiais perecíveis, como o papiro e a madeira, mas também era comum o uso de inscrições, que podiam ser monumentais, em lugares publicos e altos, e com letras grandes, para serem vistos a grandes distâncias.

Fontes;
 http://www.investidura.com.br/biblioteca-juridica/resumos/historia-do-direito/460-grecrom.html
Aula de história professor Vitor(E.E. Profº Alberto Conte)



 
Invasões barbaras

Os povos barbáros, que moravam nas fronteiras de Roma foram invadindo os territórios de romano em um processo lento que durou varios seculos. Inicialmente, com a queda da estrutura militar e as constantes guerras civis em que houveram varios episodios sangrentos, os imperadores romanos realizavam acordos, pelos quais os bárbaros ganharam o direito de habitar essas regiões. Em troca, eles defendiam a fronteira da invasão de outros povos. Esses primeiros bárbaros, que habitavam em Roma, ficaram conhecidos como federados.Os recem
 chegados se aproveitavam de seus talentos artesanais ou força fisica para se beneficiar do acordo com o Estado Romano, que dava para eles o  estatuto de povo federado.


Fontes; http://www.mundovestibular.com.br/articles/4236/1/INVASOES-BARBARAS/Paacutegina1.html
 Aula de historia Profº Vitor (E.E.Profº Alberto Conte)

2 comentários: